Laboratório de Autorregulação: técnicas de respiração, meditação e mindfulness

Projeto 2024.1

 

LABORATÓRIO DE AUTORREGULAÇÃO: Técnicas de respiração, meditação e mindfulness para manejo do estresse e ansiedade, regulação atencional e autoconsciência

 

O objetivo deste projeto é proporcionar um ambiente seguro e de acolhimento onde os estudantes possam experimentar técnicas de autorregulação. O nome “Laboratório” foi escolhido, porque a ideia é que os encontros sejam um laboratório de auto experimentação!! As práticas são oportunidades de fazermos um auto-exame e uma auto-observação sistemática, e assim desenvolvermos maior autoconsciência e autorregulação!

A capacidade de autorregulação tem o potencial de produzir muitos benefícios em diferentes dimensões da vida (tal como pessoal, relacional, acadêmica, entre outras) e tornam-se um importante repertório de habilidades socioemocionais.

Em cada encontro apresentaremos alguns fundamentos básicos de cada técnica e sempre praticaremos uma técnica respiratória e uma técnica de meditação/mindfulness.

Abordaremos os temas de autopercepção, respiração, atenção, relaxamento, ansiedade e estresse.

Só receberão certificado de participação os estudantes que tiverem um mínimo de 75% de frequência. A pontualidade e o comprometimento serão fundamentais para o bom andamento das atividades e da coesão grupal.

Achou legal? Vem com a gente nesta jornada em que cada um de nós é o seu próprio veículo e instrumento!

Público alvo: estudantes de graduação da UFSC.

Limite de inscrições: 24 estudantes.

Duração: 27/03/24 a 05/06/24 – 10 encontros presenciais

Dia e horário: quartas-feiras, das 16h às 17h30min

Coordenadora: Profa. Carolina Baptista Menezes

Local: Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), Departamento de Psicologia, CFH

 

***************************************************************************************************************

Projeto 2023.2

 

LABORATÓRIO DE AUTORREGULAÇÃO: Técnicas de respiração, meditação e mindfulness para manejo do estresse e ansiedade, regulação atencional e autoconsciência

O objetivo deste projeto é proporcionar um ambiente seguro onde os estudantes possam experimentar técnicas de autorregulação. O nome “Laboratório” foi escolhido, porque a ideia é que os encontros sejam um laboratório de auto experimentação!! As práticas são oportunidades de fazermos um auto-exame e uma auto-observação sistemática, e assim desenvolvermos maior autoconsciência e autorregulação!

A capacidade de autorregulação tem o potencial de produzir muitos benefícios em diferentes dimensões da vida (tal como pessoal, relacional, acadêmica, entre outras) e tornam-se um importante repertório de habilidades socioemocionais.

Em cada encontro apresentaremos os fundamentos básicos de cada técnica e sempre praticaremos uma técnica respiratória e uma técnica de meditação/mindfulness.

Só receberão certificado de participação os estudantes que tiverem um mínimo de 75% de frequência.

Público alvo: estudantes de graduação da UFSC.

Duração: 30/08/23 a 29/11/23 – 12 encontros presenciais

Dia e horário: quartas-feiras, das 16h às 17h30min

Coordenadora: Profa. Carolina Baptista Menezes

Local: a definir