Artigos Científicos

2024

Lopez, M., Ghirardi, A. C. de A. M., Vicente, F. dos A., & Menezes, C. B. (2024). Relação entre meditação, regulação emocional e expressão vocal: estudo de intervençãoDistúrbios Da Comunicação36(1), e65819. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e65819

Azevedo, M. L., Dutra-Thomé, L., & Menezes, C. B. (2024). Entendimento de psicólogos clínicos brasileiros sobre mindfulness. Psicologia: Ciência e Profissão , 44 , 1-15. https://doi.org/10.1590/1982-3703003260183

2023

Chiquetto, M. V, Menezes, C. B., & Lopes, F. M. (2023). As relações entre distorções cognitivas, estratégias de regulação emocional, Mindfulness e sofrimento psicológico de adultos. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 19(1), pp.27-36. DOI: 10.5935/1808-5687.20230005.

LOOS, VICTÓRIA NIEBUHR ; LOPES, FERNANDA MACHADO ; MENEZES, Carolina Baptista . Relações Entre Suporte Parental e Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais em Pré-Adolescentes. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), v. 39, p. e39201, 2023.

Lima Junior, A. M., França, G. H. B., Chiquetto, M. V., Rodrigues, G. C., Menezes, C. B., & Lopes, F. M. (2023). Uma introdução aos fundamentos filosóficos da psicologia cognitiva. Revista de Psicopedagogia, 40(123):445-54. DOI: 10.51207/2179-4057.20230039.

2022

AZEVEDO, M. ; CARPENA, M. X. ; Menezes, C. B. . Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), v. 42, p. 1-18, 2022.

BORTOLATTO, M. ; LOPES, F. ; MENEZES, CAROLINA ; ANDRETTA, I. ; LIMBERGER, J. ; RODRIGUES, G. ; DIESSY, M. . Avaliação de habilidades sociais em universitários. REVISTA PSICOPEDAGOGIA, p. 83-96, 2022.

2021

* Azevedo, M. L. de, & Menezes, C. B. (2021). Programas Baseados em Mindfulness para Alunos Universitários: Relato de Experiência de um Projeto de Extensão. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 21(2), 590–610. doi.org/10.12957/epp.2021.61059

* Bortolatto, M. de O., de Assumpção, F. P., Limberger, J., Menezes, C. B., Andretta, I., & Lopes, F. M. (2021). Treinamento em habilidades sociais com universitários: Revisão sistemática da literaturaPsico52(1), e35692. doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35692

2020

* Nascimento, L. M., & Menezes, C. B. (2020). A relação entre a prática regular de videogames e atenção sustentadaCiências & Cognição25(1), 141-156.

* Azevedo, M. L. de, & Menezes, C. B. (2020). Efeitos do Programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness sobre estresse, autoeficácia e mindfulness em universitários. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), 16(3), 44–54. doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165513

2019

* de-Wit, P. A. J. M., Dias-de-Oliveira, C. A., Costa, R. V. da L., Cruz, R. M., & Menezes, C. B. (2019). Uma exploração do processamento de memorias suprimidas durante Rebirthing Breathwork. Revista Brasileira de Psicoterapia, 21(1). doi.org/10.5935/2318-0404.20190005

* Carpena, M., Tavares, P., & Menezes, C. B. (2019). The effect of a six-week focused meditation training on depression and anxiety symptoms in Brazilian university students with 6 and 12 months of follow-up. Journal of Affective Disorders, 246, 401-407.

2018

* Eduarda Marchetti; Caroline de Oliveira Bertolino; Cecilia Cesa Schiavon; Léia Gonçalves Gurgel; Sergio Kakuta Kato; Carolina Baptista Menezes; Caroline Tozzi Reppold (2018). Escala breve de compaixão Santa Clara: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro. Avaliação Psicológica, 17(3), 371-377.

* Magalhães, A. A., Oliveira, L., Pereira, M., & Menezes, C. B. (2018). Does Meditation Alter Brain Responses to Negative Stimuli? A Systematic Review. Frontiers in Human Neuroscience. 12, 1-16.

* Carpena, M. X., & Menezes, Carolina B. (2018). Efeito da meditação focada no estresse e mindfulness disposicional em universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34(e441) 1-12. doi.org/10.1590/0102.3772e3441

2017

 * Crauss, F., Menezes, C.B., Nascimento, L., & Andretta, I. (2017). Ruminação e Habilidades de Mindfulness em Praticantes e Não Praticantes de Meditação. PSICO, 48(4), 264-273.

Menezes, C. B. (2017). Evento Científico sobre Meditação e Mindfulness no Brasil: Relato de Experiência. Temas em Psicologia, 25(1),11-20.

* Hess, A. R. B., Menezes, C. B., & de Almeida, R. M. M. (2017). Inhibitory Control and Impulsivity Levels in Women Crack Users. Substance Use & Misuse, 8, 1-8. doi.org/10.1080/10826084.2017.1387568

* Menezes, C. B., Hertzberg, J., Neves, F., Silveira, J. F., Prates, P. F., & Vasconcellos, S. J. L. (2017). Gender and the capacity to identify facial emotional expressions. Estudos de Psicologia, 22(1), 1-9. doi.org/10.5935/1678-4669.20150000

2016

Menezes, C.B., Pereira, M., Mocaiber, I., & Bizarro, L. (2016). Brief Meditation and the Interaction between Emotional Interference and Anxiety. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2), 1-8.

* Waldemar José Ovídio; Rigati, R.; Menezes, Carolina Baptista; Guimarães Gabriela; Faceto, O.; Heldt, E. (2016). Impact of a combined mindfulness and social-emotional learning program on fifth graders in a Brazilian public school setting. Psychology & Neuroscience (Online), v. 9, p. 79-90.

2015

* Menezes, C. B., et al. (2015). Yoga and Emotion Regulation: A Review of Primary Psychological Outcomes and Their Physiological Correlates. Psychology & Neuroscience, 8(1), 82-101.

* Menezes, C. B., & Bizarro, L. (2015). Effects of a brief meditation training on negative affect, trait anxiety and concentrated attention. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(62), 393-401.

* Kozasa, E. H., Lacerda, S. S., Menezes, C. B., Wallace, A. B., Radvany, J., Mello, L. E. A. M., Sato, J. R. (2015). Effects of a 9-Day Shamatha Buddhist Meditation Retreat on Attention, Mindfulness and Self-Compassion in Participants with a Broad Range of Meditation Experience. Mindfulness, 6(2), 150

* Menezes, C. B., & Bizarro, L. (2015). Effects of focused meditation on difficulties in emotion regulation and trait anxiety. Psychology & Neuroscience, Vol 8(3), 350-365.

* Menezes, C. B., Dalpiaz, N., & Oliveira, A. (2015). Yoga and the interplay between attentional load and emotion interference. Psychological Reports, 117(1), 271-289.

2013

* Peuker, A. C., Lopes, F. M., Menezes, C. B., Cunha, S. M., Bizarro, L. (2013). Processamento implícito e dependência química: teoria, avaliação e perspectivas. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 29, p. 07-14.

* Menezes, C. B., Bizarro, L., & Telles, S. (2013). Yoga, Psychophysiology, and Health: Studies from the Yoga Department Research, Patanjali University, India. Temas em Psicologia, 21(2), 411-417.

* Menezes, C. B., Couto, M. C., Buratto, L. G., Erthal, F., Pereira, M. G., & Bizarro, L. (2013). The improvement of emotion and attention regulation after a 6-week training of focused meditation: A randomized controlled trial. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2013

* Menezes, A. M. B., Murray, J., Laszlo, M., Wehrmeister, F. C., Hallal, P. C., Gonçalves, H., Assunção, M. C. F., Menezes, C. B., Barros, F. C. (2013). Happiness and Depression in Adolescence after Maternal Smoking during Pregnancy: Birth Cohort Study. Plos One, v. 8, p. e80370

2012

* Menezes, C. B., Pereira, M. G., & Bizarro, L. (2012). Sitting and silent meditation as a strategy to study emotion regulation, Psychology & Neuroscience, 5(1), 27-36.

* Menezes, C. B., Fiorentin, B., & Bizarro, L. (2012). Meditação na universidade: A motivação de alunos da UFRGS para aprender meditação, Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 307-315.

2011

* Menezes, C. B. Holderbaum, C. S., Salles, J., Bizarro, L. (2011) . Piscar atencional e as limitações do processamento de informações visuais conforme a frequência temporal (Attentional blink and the limitations of visual information processing related to temporal frequency). Ciências & Cognição (UFRJ), v. 16, p. 165-179

* Menezes, C. B., Dell’Aglio D. D., & Bizarro, L. (2012). Meditação, Bem-Estar e a Ciência Psicológica: Revisão de Estudos Empíricos, Interação em Psicologia, 15(2), 239-248.

2010

* Menezes, C. B., & Dell’Aglio, D. D. (2010). The Relationship between the Practice of Sitting and Silent Meditation and Psychological Well-Being and the Effects of Personality TraitsInteramerican Journal of Psychology, 44(1), 140-149

2009

* Menezes, C. B., & Dell’Aglio, D. D. (2009). Por que meditar? A experiência subjetiva da prática de meditação. Psicologia em Estudo, 14(3), 565-573.

* Menezes, C. B., & Dell’Aglio, D. D. (2009). Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(2), 276-289. 

2004

* Conte, Marta ; Mayer, Rose ; Reverbel, Carmem; Menezes, C. B.; Sbruzzi, C.; Queiroz, Rafael ; Alves, Gisele ; Braga, Patrícia (2004). Redução de Danos e Saúde Mental na Perspectiva da Atenção Básica (Harm reduction and mental health in the primary care Perspective). Boletim da Saúde, Porto Alegre, v. 18, p. 59-77.