Alfabetização Científica em Psicologia
Sobre o Projeto:
De forma geral, o termo “alfabetização científica” refere-se ao entendimento e ao conhecimento que o público possui sobre ciência. Mais especificamente, a alfabetização científica deve abranger três dimensões: (1) conhecimento de termos e conceitos científicos chave; (2) compreensão das normas e métodos da ciência; e (3) entendimento e clareza sobre o impacto da tecnologia e da ciência sobre a sociedade.
Este Projeto intitula-se “Alfabetização Científica em Psicologia”, baseando-se no entendimento de que o conhecimento científico de qualquer área deve contemplar estas três dimensões. Portanto, parte da premissa de que tanto alunos de graduação/pós-graduação e profissionais de psicologia, bem como o público geral interessado em psicologia, deveriam (1) conhecer termos e conceitos chave da ciência psicológica; (2) compreender e saber avaliar criticamente normas e métodos utilizados para gerar o conhecimento científico em psicologia; e (3) entender a importância e o impacto deste conhecimento para a atuação profissional do psicólogo e para a sociedade.
Dessa forma, o projeto destina-se a produzir materiais de divulgação científica e viabilizar o amplo acesso aos mesmos. Considerando o vasto campo da psicologia e suas diversas subáreas, a divulgação científica estará focada em três grandes áreas: Psicologia Cognitiva Experimental (uma das áreas tradicionalmente ligadas ao uso da pesquisa para investigar modelos teóricos abrangendo diversos tópicos do funcionamento mental); Desenvolvimento Humano (área que contempla as fases do ciclo vital); e Eficácia de Tratamentos Psicoterápicos (considerando que intervenções psicológicas constituem uma das principais atuações do profissional psicólogo).